sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Momento de Reflexão: Sábado sem estresse

 "O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado." Marcos 2:27.


 Fim de semana. Tudo programado para muita diversão com a galera e horas (muitas horas) na internet.
  Ops! Está faltando alguma coisa. Vamos juntos saber o quê.


  O líderes do povo de Deus da época de Jesus tinham transformado a Lei, algo para o bem do povo, em tantas obrigações minuciosas, que ela tinha se tornado um fardo para o povo carregar.
  Jesus e a Lei
  A primeira coisa que precisa ficar bem clara é que Jesus não veio para anular a Lei, mas deu uma nova interpretação para ela.
  O exemplo mais conhecido de Jesus e sua nova interpretação da lei podem ser vistos nos conflitos em torno do sábado. O sábado era muito importante para os judeus: era um sinal de eleição divina e símbolo da fé judaica.
  De modo geral, apenas poderia se fazer no sábado o estritamente necessário. Havia até uma lista de 39 trabalhos proibidos de serem feitos no sábado. Arrancar espigas está entre um destes trabalhos. E aí entra o texto básico:
  Deus não criou o sábado para sobrecarregar as pessoas com cargas insuportáveis. O sábado é um presente de Deus ao homem: uma oportunidade de descanso e de tempo para adorá-lo, não um dia para sair com uma lista na mão de coisas a serem evitadas.
  O nosso sábado é o domingo?!
  A partir da ressurreição de Jesus, o dia de descanso foi mudado para o primeiro dia da semana, que a Escritura chama de Dia do Senhor - o domingo.
  Este dia é especial pois separamos para descansar dos nossos afazeres do dia a dia e nos concentrarmos na comunhão com o Senhor e com irmãos da igreja. E, é claro, é um tempo de recreação sadia e equilibrada. Mas, se por um motivo justo eu precisar estudar para uma prova no domingo, estarei em pecado? Calma lá. Eventualmente e por absoluta necessidade, isso pode até acontecer, mas será uma exceção e não uma regra.


  O domingo é um dia para dedicarmos a Deus e também para descansarmos. Deus sabe que o ser humano precisa de descanso, que seu corpo é frágil. Ele nos ama e quer o nosso bem. A preocupação com o nosso bem-estar e com o nosso descanso é só mais uma dentre tantas provas desse amor.


  Com a sua interpretação da Lei do Sábado, Jesus mostra que mais importante que seguir as leis sem qualquer compaixão ou entendimento é amar a Deus e ao próximo. De nada adiantaria seguir a lei do sábado e passar por alguém em necessidade, mas não ajudar. O amor é o maior mandamento de Deus e deve ser seguido, sempre.


Extraído da Revista Território Teen "Jesus, o Radical", lição nº 12, Currículo Cultura Cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário